Uma boca saudável se reflete na saúde de todo o organismo. Além de exercer papel fundamental na fala, mastigação e respiração, a boca é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, sendo a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde.
Quais são os sintomas de que algo não vai bem na cavidade bucal?
Mau hálito, dor, sangramento gengival e lesões bucais são os principais sinais e sintomas. Então, resolvemos listar alguns hábitos que podem reduzir drasticamente os riscos e deixar a saúde bucal em dia. Continue a leitura do texto para saber mais!
1 – Escove os dentes com frequência.
Fazer uma boa escovação é um dos principais fatores que colaboram com a saúde bucal. Com uma escova de tamanho adequado, faça movimentos circulares e suaves em todas as faces dos dentes, de maneira suave para não machucar a boca.
Escove a língua com a própria escova ou um limpador lingual próprio. Esse último, é um item essencial para quem sente enjoos ao utilizar a escova para realizar a limpeza.
Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, ajuda na limpeza bucal e redução do mau hálito.
2 – Mantenha o hábito de usar o fio dental
O fio dental é um dos itens mais importantes, ele complementa a escovação atingindo áreas de difícil alcance.
3 – Enxaguante bucal, outro aliado
Ter um bom enxaguante antisséptico para finalizar a higiene da boca também é um excelente aliado nos bons hábitos. Ele ajuda a eliminar bactérias, mas jamais deve ser usado como um substituto do ritual de escovação, ele é só um complemento.
Você sabia que…
Antes de dormir e ao acordar, são os principais momentos para fazer cuidar da nossa saúde bucal e devemos fazer uma higienização mais rigorosa, pois a boca fica mais suscetível as bactérias acumuladas. Depois das refeições e lanches também devemos escovar os dentes.
A ingestão de água durante o dia também ajuda na limpeza bucal, mantenha-se hidratado.
4 – Reduza o consumo de açúcar
Devemos consumir com moderação todos os alimentos ricos em açúcar e amido, como doces, massas e pães. Esses ingredientes atraem as bactérias que lesionam os dentes, ou seja, que provocam cáries e, consequentemente, outras doenças bucais.
Doces que grudam nos dentes como brigadeiro e balas são os mais perigosos. Uma dica é: se não puder realizar a escovação logo após essa ingestão de açúcar, tome bastante líquido, que isso ajuda a manter a boca limpa por algum período.
5 – Faça visitas ao dentista regularmente
Todos devemos agendar uma visita ao dentista, pelo menos uma vez ao ano. O profissional terá condições de fazer uma avaliação completa, indicar tratamentos e fazer os procedimentos necessários, caso haja necessidade.
Se puder, visite o dentista duas vezes ao ano para realização de limpeza com jato de bicarbonato e aplicação de flúor.
Lembre-se… A saúde começa pela boca!
Uma escovação adequada com auxílio também de fio dental e enxaguantes bucais além de visitas periódicas ao cirurgião dentista, são hábitos fundamentais para garantir saúde bucal. E uma dieta equilibrada com baixo índice de açúcares diminui muito a possibilidade de cáries e problemas periodontais.
Uma saúde bucal deficiente mantém ativos processos inflamatórios e infecciosos crônicos, que podem acarretar o agravo ou início de algumas doenças através da disseminação de bactérias e ou mediadores químicos como resposta inflamatória no corpo.
Bons hábitos tornam nossa vida mais saudável e, com nossa boca, esses cuidados também merecem uma atenção toda especial. Siga essas orientações e a sua saúde como um todo irá agradecer.