Dores de cabeça, na face e nos dentes ao acordar são sintomas de quem apresenta bruxismo, ou possui o hábito de ranger os dentes.
Continue a leitura e saiba mais sobre.
O que é bruxismo?
Considerado como uma desordem funcional, o bruxismo se caracteriza pelo ranger ou o aperto dos dentes durante o sono. Entre os sintomas mais comuns estão: dor de cabeça, dor na mandíbula, no pescoço e nos músculos da face, assim como zumbido no ouvido.
Causas
As razões físicas ou psicológicas para esse distúrbio podem incluir:
- Sensações de ansiedade , estresse , raiva, tensão ou tensão;
- Alinhamento anormal dos dentes superiores e/ou inferiores (má oclusão);
- Outros problemas do sono, como apneia do sono ;
- Resposta à dor de ouvido ou dor de dente (principalmente em crianças);
- Refluxo do ácido estomacal para o esôfago e para a boca;
- Efeito colateral incomum de alguns medicamentos psiquiátricos, tais como certos antidepressivos ;
Sintomas
Como citado anteriormente, alguns dos sintomas apresentados pelo bruxismo são: dor de cabeça, dor na mandíbula, no pescoço e nos músculos da face. Porém, há mais reações que essa desordem funcional pode provocar, como:
- Esmalte dental desgastado, expondo camadas mais profundas do dente;
- Aumento da sensibilidade dentária;
- Dor que se sente como se fosse uma dor de ouvido – mas que na verdade é resultado de bruxismo;
- mudanças de sono;
- Recuos de língua.
Como o bruxismo é tratado?
Os principais objetivos do tratamento de bruxismo são reduzir a dor evitar danos permanentes aos dentes e reduzir o ranger. E isso pode incluir, entre tratamento da situação de cada paciente, psicólogo, outros psicólogos.
Além disso, de acordo com a causa do bruxismo, o tratamento pode ser feito com toxina botulínica, aparelho ortodôntico para correção de mordida, medicamentos, fisioterapia facial, Botox e técnicas de relaxamento muscular.
Placa de bruxismo
A placa de bruxismo, também chamada de placa de mordida ou placa miorrelaxante, é uma peça que ajuda a controlar os efeitos dessa desordem funcional nos dentes. Ela é feita sob medida, protege contra a dentição e a pressão sobre as arcadas dentárias.
Por fim, a importância de ir ao dentista regularmente, para identificar o bruxismo e prevenir problemas de saúde bucal ou outros problemas que sua qualidade precoce de vida.
Gostou do conteúdo? Leia também: Invisalign: o que é e quais as vantagens do tratamento