Um sorriso perfeito e alinhado é o desejo de todos. Para isso, muitos recorrem ao tratamento ortodôntico buscando corrigir disfunções além da estética, visto que o uso de aparelhos ortodônticos também é uma necessidade. Além dos aparelhos convencionais, os pacientes têm a opção de realizar seu tratamento com aparelhos estéticos.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura.
O que é Ortodontia?
A Ortodontia é a especialidade da Odontologia que corrige alterações de desenvolvimento da face e dos arcos dentários de maneira estética e funcional. Através dela é possível obter incríveis modificações faciais e conquistar um lindo sorriso.
Além de corrigir a posição de dentes desalinhados, o ortodontista também é responsável por fechar os diastemas – espaços entre os dentes frontais, melhorar a mordida cruzada e até mesmo auxiliar na melhora da fala dos seus pacientes.
Para isso, a ortodontia utiliza diversos tipos de aparelhos, que são indicados de acordo com a necessidade de cada paciente.
Existem 3 tipos principais de aparelhos fixos, são eles:
- Aparelho Ortodôntico Convencional, que pode ser metálico ou estético;
- Aparelho Ortodôntico Autoligado, que pode ser metálico ou estético;
- Aparelho Ortodôntico Lingual.
Na ortodontia estética, os braquetes são confeccionados em materiais transparentes, como a porcelana e a safira, que permitem um tratamento com mais discrição. Estes acessórios são translúcidos e muito resistentes às manchas, sendo a melhor opção de aparelho estético.
O que são aparelhos autoligados?
Aparelho autoligado é aquele no qual os braquetes não necessitam de ligaduras elásticas. Isso porque são ajustáveis através de um sistema de “travas” do próprio braquete.
- Favorecem a eficiência da movimentação dentária;
- A possibilidade de usar forças biológicas e mais suaves reduz consideravelmente a sensibilidade durante o tratamento, além de acelerá-lo;
Ortodontia Lingual
Ortodontia Lingual é uma técnica ortodôntica fixa, onde os braquetes são colados nas faces linguais dos dentes. Quanto à movimentação dentária, é idêntica ao aparelho convencional. No entanto, é fixado na parte de trás dos dentes, tornando-se “invisível”.
Gostou de conhecer os principais tipos de tratamentos ortodônticos? Saiba mais clicando no link.