Temos apenas uma única oportunidade de marcar a vida das pessoas e um sorriso pode ser a melhor forma. Acreditamos que o sorriso é um estado de espírito. O corpo sorri naturalmente quando estamos bem, quando estamos em paz. O sorriso começa na alma! E se o corpo é o templo da alma, que os dois estejam em profunda sintonia.
Comece agora mesmo a sorrir. A vida fará o mesmo por você.
A palavra “estética” é definida como o estudo racional do belo, quanto à possibilidade conceitual e diversidade de emoções e sentimentos que ele suscita em nós.
Tendo em vista que a beleza não é absoluta, mas sim subjetiva, um entendimento dos princípios da percepção do belo pode ajudar o entendimento da estética. A percepção tem sido definida como o processo pelo qual padrões de estímulo ambiental são organizados e interpretados e pode ser influenciada por uma variedade de fatores físicos, fisiológicos, psicológicos, sociais e culturais.
Proporção Áurea
O número de ouro é o representante matemático da perfeição na natureza. Ele é estudado desde a Antiguidade e muitas construções gregas e obras artísticas apresentam esse número como base.
Essa espiral é formada por uma sequência de retângulos que seguem a série de Fibonacci. A proporção entre os números vizinhos na sequência de Fibonacci fica cada vez mais próxima do número de ouro, 1.618.
A Proporção Áurea é uma fórmula que pode ser utilizada também pelo Cirurgião-Dentista para criar o semelhante do semelhante.
A Odontologia Estética tem se responsabilizado em reestabelecer a harmonia facial, ao mesmo tempo em que trabalha a função mastigatória. Um dos principais componentes da estética facial e do sorriso é a Proporção Áurea com assimetria entre os dentes anteriores.
Esta progressão continua para a largura da boca, com a largura dos olhos no canto lateral e, finalmente com a largura da cabeça na altura das sobrancelhas.
Qualidade de vida, bem-estar, saúde e auto-estima começam com seu sorriso!
Quando falamos de transformação de um sorriso, nossa missão é alinhar a necessidade funcional com a superação do resultado estético de cada paciente.
Conheça nossa Metodologia de trabalho para confecção do novo sorriso em Cerâmicas Dentais:
Análise Facial: Para que seu novo sorriso seja o mais natural possível, o nosso projeto do novo sorriso leva em conta seus desejos, sua personalidade e seus traços faciais. Por isso analisamos detalhadamente sua face, suas expressões, para que estas informações direcionem o projeto do futuro sorriso, feito sob medida para você.
Os dentes se correlacionam com toda a face, portanto os dentes não são estruturas individuais desvinculadas do contexto facial.
A tecnologia de equipamentos que captam os algoritmos originais de cada dente, se alia ao trabalho artesanal para a construção de um novo sorriso, levando em consideração a harmonia entre face e lábios, garantindo um resultado extraordinário e sob medida, que é a tradução das necessidades e desejos de nossos pacientes.
Analisar os traços faciais e labiais do paciente para a definição do design ideal dos dentes, tornando o sorriso uma verdadeira obra de arte.
Desenho Digital do Novo Sorriso: Baseado nos seus traços faciais, iremos fazer de forma digital em 3D, o projeto do seu novo sorriso que permitirá a você visualizar na consulta seguinte como ficará seu novo sorriso. Isso permitirá você descobrir, antes de executar o tratamento, se o novo sorriso que projetamos, faz sentido para você? Se suas expectativas foram correspondidas?
Confecção Personalizada em Laboratório: Somos obcecados pelos detalhes e pela qualidade máxima, e unimos tecnologia de ponta à finalização artística e artesanal manual dos trabalhos cerâmicos, pois acreditamos na confecção personalizada de cada sorriso, pois além de serem únicos, o sorriso precisa ter a cara de quem irá exibi-lo.
O sorriso é uma das mais importantes expressões faciais na nossa vida social, essencial para expressar amizade e felicidade.
O que avaliar em um sorriso?
Os procedimentos estéticos são um componente cada vez mais importantes na Odontologia Contemporânea, tornando-se necessário um entendimento dos seus princípios, visto que cada elemento terá efeito estético em interação dinâmica com outros elementos.
Essas ideias vêm ao encontro do conceito de beleza, a qual pode ser definida como um estado de harmonia, uma relação equilibrada entre estruturas esqueléticas, dentes e tecido mole. Sendo o escopo dos nossos tratamentos esse equilíbrio/ harmonia, após uma completa avaliação dos elementos faciais, o passo seguinte é a análise do sorriso.
Dentro dos modernos princípios da Odontologia Estética, a exposição dental com os lábios em repouso é de fundamental importância para qualquer tratamento dentário. Com a mandíbula em repouso, os lábios entreabertos, os dentes levemente afastados, parte do terço incisal dos incisivos superiores devem estar visíveis, variando de 1mm a 5 mm, dependendo da altura dos lábios, da idade e do sexo do paciente. Um sorriso agradável e com características de jovialidade pode ser definido como aquele que expõe completamente os dentes superiores, podendo apresentar uma exposição gengival de 1mm a 3mm.
A avaliação da exposição dental com os lábios em repouso torna-se fundamental em todos os tratamentos restauradores /reabilitadores.
Com o envelhecimento facial, os incisivos superiores podem ter sua exposição diminuída, como conseqüência da abrasão das bordas incisais e, mais freqüentemente, devido à redução no tônus da musculatura perioral, nas posições dos lábios superiores e inferiores.
O arco do sorriso é de vital importância da análise do sorriso, o qual pode ser definido como a relação de paralelismo entre a curvatura das bordas incisais dos incisivos e caninos superiores e a curvatura do lábio inferior no sorriso. Uma linha de sorriso reta ou reversa pode contribuir para uma aparência facial menos atrativa.
A estética do sorriso é formada por vários componentes. Dentre eles, a arquitetura gengival, a qual deve-se formar um contorno harmônico com os dentes.
Quando há alguma alteração nessa arquitetura levando ao sorriso gengival, torna-se essencial conhecer a causa para definir o plano de tratamento, pois existe uma variedade de fatores (Muscular, Gengival, Esquelético, Coroa dos dentes curtas, Lábios pequenos, entre outros) que podem provocar a exposição gengival excessiva. A cirurgia plástica gengival ou gengivoplastia, pode estar indicada para restabelecer a harmonia da gengiva e, assim, o equilíbrio do conjunto – dentes e gengiva, favorecendo a estética do sorriso.
O resultado ideal é quando dentes, gengivas e lábios se encontram equilibrados com a face. O resultado estético e funcional é planejado e visualizado desde o início do tratamento. Somente a integração das especialidades e a fidelidade a todo planejamento (protocolo de trabalho) possibilitam a harmonia no sorriso final. O equilíbrio é fator determinante na melhora do aspecto facial e, como consequência, na satisfação, conforto e mudança positiva da autoestima do paciente.
“Um sorriso harmonioso faz toda diferença na nossa autoestima. Ilumina nossa alma e contagia quem está ao redor.”
— Henrique Moura
“Para mim, sorrir é a arte de transmitir sentimentos,
sem emitir uma palavr .” — Ana Valéria Martins
Pátio Dom Luís (Torre I)
Av. Dom Luís, 1200 | Salas 608/609
Aldeota | CEP 60.160-230 | Fortaleza/CE
Dra. Nadja Gurgel | “A ti Senhor elevo a minha alma.” (Salmo 25) | Clank Digital