Com a evolução da ortodontia, surgiram diversas opções para corrigir os desalinhamentos e outros problemas dentários, os mais comuns são os aparelhos fixos e alinhadores transparentes.
Continue a leitura e saiba as principais diferenças entre esses tratamentos ortodônticos e qual é o mais indicado para você.
Aparelho fixo metálico
Esse é o tipo de aparelho mais comum. É constituído por um conjunto de peças metálicas (bráquetes), que possuem uma canaleta por onde passa um fio (arco), exercendo a força para movimentar os dentes.
O funcionamento do aparelho fixo vai variar de acordo com o sistema e modelo escolhido. Porém, todos os modelos têm como objetivo possibilitar a movimentação dos dentes até ó seu posicionamento correto.
Aparelho fixo estético
A principal diferença e vantagem desse aparelho é a sua estrutura, pois os bráquetes são transparentes, o que permite que o paciente passe pela correção ortodôntica de forma mais discreta.
Tanto o aparelho metálico quanto o estético possuem o mesmo objetivo: o alinhamento dentário.
Invisalign
O tratamento com Invisalign é uma alternativa que foge dos modelos convencionais.
Diferentemente dos aparelhos metálicos, que ficam colados aos dentes, o Sistema Invisalign utiliza jogos de moldeiras transparentes feitas sob medida para cada paciente. Essas moldeiras, também chamadas de alinhadores, são trocadas a cada 7 a 15 dias fazendo a movimentação gradual dos dentes a cada novo estágio. Essa mudança é o que promove o alinhamento dentário.
Há diversas vantagens no tratamento com o Sistema Invisalign, além de ser discreto e imperceptível, é confortável e prático, deixa as gengivas mais saudáveis e aumenta a sua autoestima.
Gostou do conteúdo? Leia também: Você já conhece o escaneamento intraoral?