Sorriso Lindo e Saudável

No mundo moderno, as pessoas têm buscado cada vez mais saúde e estética. Atualmente, um sorriso belo e saudável pode sim influenciar no sucesso da vida pessoal e profissional. Neste contexto, a ortodontia é a especialidade da odontologia que proporciona a correção dos dentes e dos ossos maxilares, posicionando-os de forma adequada. A importância de um tratamento ortodôntico está interligada à melhora da função, saúde e aparência do sorriso. Arcadas dentárias bem articuladas e com dentes alinhados contribuem para uma melhor mastigação; dentes tortos ou apinhados prejudicam a realização da higiene oral de forma correta, facilitando a formação do tártaro, o aparecimento da doença gengival e cáries.  

         Muitos pacientes se perguntam qual seria a melhor época para realizar o tratamento ortodôntico. Não existe idade certa, é possível realizar tratamento da criança ao adulto na terceira idade. Na criança há a vantagem de aproveitar o crescimento ósseo a favor do tratamento ortodôntico. No adulto, o tratamento ortodôntico, quando bem indicado, é de grande benefício, principalmente por devolver a estética e a função de pessoas que durante muito tempo tiveram problemas de oclusão e estética prejudicada.

          Pacientes chegam ao consultório insatisfeitos com seu sorriso, relatando dificuldade ao mastigar, dentes apinhados, tortos, hábitos de chupar dedo ou morder objetos, respiração bucal, arcadas dentárias que não se encaixam, dentes para a frente, entre outras queixas. Em todos estes casos é importante uma visita ao profissional especialista para avaliação da necessidade de um tratamento ortodôntico.

          O tipo de aparelho utilizado será decidido de acordo com a idade, o caso e atécnica utilizada. Os aparelhos removíveis ortopédicos são mais utilizados em crianças, sendo as correções com o menor tempo de duração. Os aparelhos fixos são utilizados na maioria dos casos em tratamento, mais longos e complexos. Os dispositivos ortodônticos (braquetes) podem ser metálicos e estéticos. Estes últimos convencionais podem ser de cerâmica, sendo mais discretos que os aparelhos de metal.

          Hoje em dia, a ortodontia é frequentemente integrada a tratamentos de prótese e implantes, com a função de reposicionar dentes e reorganizar espaços, facilitando o trabalho realizado pelo implantodontista. A ortodontia, portanto, junto a outras especialidades da odontologia, é fundamental para a reabilitação de um sorriso, permitindo uma boa estética e função.