DTM e Bruxismo

Share on facebook
Compartilhar
Share on whatsapp
Compartilhar

Tratamentos específicos para Bruxismo, Dores Faciais, Dores de cabeça, Apertamento Dental e outros.

O que é ATM?

ATM, ou Articulação Têmporo Mandibular, é a articulação onde a mandíbula se conecta ao crânio. É uma das articulações mais complexas do corpo humano e compreende um sistema de músculos, ligamentos, ossos e disco articular que agem em conjunto e possibilitam os movimentos mandibulares.

A ATM é responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca; é o encaixe da mandíbula com o resto dos ossos do crânio. A disfunção da ATM é uma anormalidade da articulação temporomandibular e uma situação que cause o mau funcionamento da mandíbula /ou dos músculos responsáveis pela mastigação, pode ser considerada uma disfunção da ATM.

Para um diagnóstico, realizamos uma avaliação do histórico do problema, detalhes e evolução desde o aparecimento dos sintomas, minuciosa avaliação clínica e tomográfica das articulações. As disfunções da ATM podem também ser confundidas com outras condições dolorosas, como dores de origem dentária e infecções bucais.

Como a ATM funciona?

A ATM funciona de duas formas para abrir a boca. A primeira delas é simplesmente abrir e fechar a boca. A segunda é um movimento de deslizamento chamado translação, no qual a mandíbula se move para baixo, para frente e lateralmente. Esse movimento ajuda a ATM a se deslocar para trás e para frente e de um lado para o outro para realizar ações de mastigação e fonação. 

A ATM é uma articulação muito particular, pois é a única no corpo humano que é interligada, isto é, quando se movimenta a articulação direita, a esquerda também se move. Por sua vez, essas duas articulações têm uma íntima relação com outra: a articulação dos dentes. Portanto, as causas mais comuns de disfunção da ATM estão relacionadas com:

  • A oclusão dentária (mordida ou encaixe dos dentes superiores e inferiores);
  • A falta de dentes;
  • próteses mal-adaptadas ou desgastadas (as próteses devem ser avaliadas anualmente);
  • aperto ou ranger de dentes durante o dia ou durante a noite.

O que pode acontecer com a ATM?

Como qualquer outra articulação do corpo, a ATM pode ser fraturada, ficar inflamada e dolorida, limitando os movimentos da mandíbula e fazendo com que a dor irradie para a cabeça e o pescoço.

Distúrbios da ATM

  • Dor miofascial, que é a dor nos músculos da articulação temporomandibular;
  • Desarranjo da articulação, por deslocamento mandibular ou uma lesão na área;
  • Artrite e artrose afetando a mandíbula.
  • Traumas (acidentes, quedas…) na região da face e da articulação

A dor miofascial é o tipo mais comum de distúrbio da ATM e pode ser mais fácil de tratar quando comparada aos outros distúrbios.

Diagnóstico da DTM

Para um diagnóstico, realizamos uma avaliação do histórico do problema, detalhes e evolução desde o aparecimento dos sintomas, minuciosa avaliação clínica e tomográfica das articulações. As disfunções da ATM podem também ser confundidas com outras condições dolorosas, como dores de origem dentária e infecções bucais.

Após o processo de diagnóstico específico da Disfunção da Articulação Têmporo-Mandibular (DTM), elaboramos um Protocolo de Tratamento personalizado que pode incluir uma ou várias terapêuticas de tratamento para o caso em questão.

Clique na imagem e leia o artigo

Características das dores da ATM

A dor de ouvido proveniente da ATM pode variar de leve e contínua a aguda e severa. Inclusive, pode causar espasmos em alguns músculos do rosto percebido durante a movimentação da mandíbula para falar, mastigar, bocejar ou engolir. Embora o problema afete os tecidos relacionados a articulação têmporo-mandibular (à frente do ouvido), a dor pode ser irradiada para a área do rosto ao longo da cabeça, do pescoço, das têmporas, das bochechas, da mandíbula e dos dentes. A dor frequentemente vem acompanhada por um ruído de “clique” ou por uma sensação irritante e pode dificultar a abertura normal da boca.

Quais os sintomas da DTM?

Alguns dos sintomas mais comuns de DTM

  • Dores de cabeça na região da testa, fundo de olho e nas têmporas
  • Dores e zumbido no ouvido
  • Dificuldade e dores durante a mastigação;
  • Desgaste dental excessivo
  • Tonturas e Vertigens 
  • Barulho próximo à orelha como um “clique” ao abrir e fechar a boca
  • Flacidez dos músculos da mandíbula 
  • Sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca;
  • Dor ao bocejar, abrir muito a boca ou ao mastigar alimentos duros;
  • Sensação de “travamento” da mandíbula
  • Mudança brusca no encaixe dos dentes superiores e inferiores.

Causas da dor na mandíbula (ATM): quais são os motivos

1. Bruxismo e Apertamento Dental

O bruxismo ou o hábito de ranger os dentes é uma das causas principais da dor na ATM e e pode causar danos graves aos dentes. Trata-se do processo de apertar ou ranger os dentes quando você não está mastigando. Algumas pessoas rangem os dentes quando estão estressadas, mas muitas outras cerram os dentes durante o sono e não têm consciência disso. Alguns estudos demonstram uma forte relação entre o Bruxismo do sono com eventos de apnéia.

Se não tratado, o problema pode levar a várias outras complicações bucais, além do desgaste dos dentes. A introdução de tratamento específico associado ao uso Placa Miorrelaxante e acompanhamento profissional proporciona alívio da tensão sobre os dentes.

Clique na imagem e leia o artigo
Clique na imagem e leia o artigo

2. Bruxismo e Má oclusão dentária

A dor na ATM pode ter origem nos dentes, e não na articulação em si e nos ligamentos circundantes. O hábito de ranger ou apertar os dentes, torna-se mais prejudicial se os dentes estiverem desalinhados e alguns movimentos causarem atrito dos dentes uns contra os outros levando a contatos prematuros com reabsorção gengival, hipersensibilidade dentária, mudanças nas posições dos dentes, distribuição inadequada das forças de mastigação, provocando dor na articulação.

3. Estresse emocional

O estresse pode ser uma fonte de atividade intensa da mandíbula. Cerrar os dentes também pode causar dor na ATM. Alguns pacientes apresentam esse comportamento durante o sono e muitos também o fazem em vigília, quando estão atravessando períodos de tensão emocional e ansiedade. Vale lembrar que os dentes devem se encontrar apenas para realizar a mastigação dos alimentos e no resto do tempo, eles devem estar desencostados, livres de tensão muscular.

4. Deslocamento Da Articulação Temporomandibular (ATM)

A articulação temporomandibular (ATM) está localizada à frente da orelha e permite a movimentação da mandíbula. Quando a boca se abre amplamente, a parte arredondada (chamada côndilo) sai da cavidade (fossa articular) e se move para frente, voltando ao seu lugar quando a boca se fecha.

A ATM sofre deslocamento quando o côndilo se move demasiadamente e fica preso na eminência articular e não pode se movimentar de volta ao seu lugar original. Isso acontece com mais frequência quando os ligamentos que normalmente mantêm o côndilo no lugar ficam relativamente soltos. Os músculos ao redor geralmente sofrem espasmo e seguram o côndilo na posição deslocada.

Qualquer acidente que tenha acontecido na região de pescoço ou cabeça pode desencadear dor na mandíbula, causando trauma na articulação e cujo resultado é o seu deslocamento.

Ao abrir a boca, a mandíbula pode travar impedindo o fechamento da boca, levando ao  desconforto até que a articulação volte à posição original. O problema permanece até que a articulação se movimente de forma normal (fisiológica) ou o profissional poderá guiar o côndilo de volta para a posição correta. Entretanto, a área poderá ficar sensível por algumas semanas.

O diagnóstico clínico é orientado pela posição da mandíbula, dor e presença de estalos durante a abertura e fechamento da boca, sendo confirmado pela tomografia. Normalmente, é indicado uma placa para ser usada ao longo do dia ou apenas durante à noite, dependendo de cada caso. Essa placa ajudará à mandíbula se articular de uma forma saudável para uma reprogramação dessa musculatura. Os músculos mastigadores precisam relaxar para que o côndilo volte à posição normal.

5. Como a ATM e dor de ouvido estão relacionadas

Poucas dores são tão perturbadoras como a dor de ouvido e muitos acreditam que esse desconforto auditivo está sendo causado por uma infecção. Para surpresa, o motivo mais comum para a dor de ouvido é uma disfunção da articulação temporomandibular (ATM). 

Os distúrbios da ATM e a dor de ouvido causada por eles ocorrem por inúmeros motivos. Uma má oclusão ou uma mordida irregular, bem como bruxismo, estresse ou outros gatilhos psicológicos, podem pôr pressão nesses músculos, gerando espasmos musculares e resultando em dor e sensibilidade que irradiam para o ouvido.

Como tratar a DTM?

Existem diversos tratamentos para os problemas na ATM, conforme o caso de cada paciente:

  1. Placa miorrelaxante (indicado para a maioria dos pacientes);
  2. Fisioterapia;
  3. Correção da posição dos dentes (Tratamento ortodôntico);
  4. Laserterapia
  5. Aplicação de Botox (Toxina Botulínica) para relaxamento muscular;
  6. Uso de medicamentos via oral.
  7. Cirurgias para ATM

Objetivos do tratamento

  • Eliminar a dor e o espasmo muscular através de fisioterapia, aplicação de laser, ou uso medicamentos como relaxante muscular, analgésicos ou  antiinflamatórios; 
  • Reduzir os efeitos prejudiciais da força muscular excessiva sobre a articulação, por meio de uma placa de mordida para relaxamento neuromuscular associado ou não ao uso da toxina botulínica 
  • Controle da tensão muscular através de hábitos saudáveis que priorizem o relaxamento, sono reparador e qualidade de vida;
  • Corrigir as alterações do complexo funcional do sistema estomatognático composto por oclusão dentária, músculos faciais e articulação têmporo-mandibular.

Procurando alívio para a dor

Tratar distúrbios de ATM depende da causa da lesão e da seriedade das circunstâncias. Anti-inflamatórios e relaxantes musculares ajudam a reduzir os espasmos e a sensibilidade. Se a dor está sendo causada por ranger ou apertar os dentes indicamos o uso de uma Placa Miorelaxante associado à terapêutica adequada para redução da contração muscular excessiva. Em muitos casos, há uma má oclusão dentária presente levando à necessidade de um tratamento ortodôntico para equilíbrio da posição dos dentes. O conhecimento de todas as causas de origem da dor, é o que vai determinar o tratamento adequado a cada tipo de disfunção têmporo mandibular – DTM.

Toxína Botulínica

A Toxina Botulínica – Botox® é utilizada na odontologia para o tratamento das seguintes patologias:

  • Bruxismo (hábito prejudicial de ranger os dentes)
  • Apertamento dental (hábito prejudicial de apertar os dentes)
  • Dor orofacial
  • Hipertrofia (aumento) e dor nos músculos mastigatórios
  • Dores na Articulação Têmporo Mandibular
  • Espasmos musculares

 

Os resultados do uso do Botox na odontologia geram enorme satisfação nos pacientes.

Se você tem pelo menos um destes sintomas, agende sua avaliação.

Dra. Nadja Gurgel desenvolveu protocolos personalizados para tratamentos de DTM, indo dos casos moderados até os mais severos, associando condutas terapêuticas indicadas para as diversas especificidades das DTMs. Atualmente, o uso do Laser de baixa potência na modulação da resposta inflamatória através de Laserterapia,  oferece conforto e reduz significativamente a inflamação articular. 

Os protocolos de tratamento para Apertamento oclusal pela contração excessiva do músculo masseter incluem ainda o uso de Toxina Botulínica associado ao dispositivo intra-oral, a Placa Miorrelaxante para promover a redução da força de contração sobre os músculos da face que levam à dor e ao desgaste dentário.

E se eu precisar de cirurgia na ATM?

Embora rara, em casos mais severos, lesões na articulação temporomandibular necessitam de uma correção através de uma cirurgia. Tratamentos cirúrgicos conservadores podem ajudar a prevenir a reincidência do problema. O cirurgião bucomaxilofacial é o profissional qualificado para determinar quando a cirurgia deve fazer parte do tratamento da ATM.

Como manter a boa saúde da ATM?

Da mesma forma que para manter os dentes saudáveis, também precisamos visitar o dentista regularmente para detectar precocemente algum sinal de alteração nesta articulação. Na ATM, como nas demais articulações do corpo, bons hábitos preventivos de saúde podem garantir sorrisos felizes e mastigação adequada por toda a vida.

Entraremos em contato!