Laserterapia

Compartilhar
Compartilhar

Efeito terapêutico do laser de baixa potência já é rotina na clínica odontológica, sendo um elemento importante para solução de diversas patologias bucais pelo seu efeito antiinflamatório, cicatrizante, e bioestimulante. 

A Fotobiomodulação (FBM) pode ser utilizada em diversas situações clínicas tornando-se uma excelente opção de tratamento já que apresenta inúmeros efeitos benéficos em suas diferentes aplicações, desde minimizar o desconforto da anestesia, reparação dos tecidos após uma cirurgia oral, alívio de dor e regeneração nervosa nos casos de parestesia e nevralgia do trigêmeo.

Os principais efeitos do laser na Odontologia:

  • Alívio da dor orofacial nos casos de Disfunção Têmporo Mandibular (DTM);
  • Eliminação de aftas, lesões traumáticas e mucosite
  • Acelera a reparação tecidual e atua como analgésico nos casos de herpes labial
  • Reduz a Hipersensibilidade Dentinária (dentes sensíveis ao frio/calor)
  • Regeneração nervosa e controle das dores neurais nas Nevralgias do Trigêmio
  • Controle do edema pós operatório de cirurgias orais (exodontias, implantes) acelerando o processo de reparação dos tecidos
  • Acelera o tratamento ortodôntico e reduz o desconforto após ativação do aparelho.
  • Controle da saúde gengival em casos de restaurações estéticas;
  • Reduz a sensibilidade e a inflamação gengival após os procedimentos periodontais,  acelerando a recuperação e a formação óssea
  • Na Parestesia, atua na regeneração do tecido ou nervo afetado, aliviando os possíveis sintomas dolorosos e sensações cutâneas subjetivas (frio, aquecimento, formigamento)
  • Reduz o desconforto no momento da aplicação da anestesia (pré-anestésico ou pós-anestésico) por promover um aumento na microcirculação local e ajudar na absorção do anestésico.

Herpes labial: reduza as ocorrências e duração das lesões

O Herpes labial é uma doença causada pelo vírus HSV 1 – e provoca lesões doloridas e desagradáveis no lábio, permanecendo ativas por 7 a 10 dias. 

Estima-se que a maior parte da população tenha o vírus, mas ele fica latente no organismo e só se manifesta quando há queda do sistema imunológico, como exposição ao sol, gripes e stress.

O tratamento consiste na aplicação do laser infra-vermelho nas lesões, o que estimula o sistema de defesa, reduzindo significativamente o tempo da manifestação e a frequência da doença, melhorando o aspecto estético, diminuindo a dor e estimulando a cicatrização. Ou seja: a aplicação do laser pode reduzir o ciclo das feridas de 7 dias para 2 ou 3 dias.

Quando o laser é aplicado na fase inicial da lesão (fase com pequenas bolhas e coceira), pode impedir a formação das úlceras e reduzir significativamente o ciclo da doença. O laser estimulará a região irradiada, tornando o local mais resistente fazendo com que a reincidência diminua acentuadamente.

Oferecemos o tratamento de Laserterapia para o Herpes labial.

Uma vez que avaliados os parâmetros físicos e biológicos para sua utilização, a Fotobiomodulação – FBM oferece inúmeros benefícios, tanto relacionados com o tratamento local quanto na melhora do estado geral do nosso paciente. 

Dessa forma, a utilização do laser de baixa potência tem se destacado dentre os diferentes tratamentos odontológicos.

A luz do laser é utilizada na odontologia com extraordinários resultados em tratamentos terapêuticos.

Entraremos em contato!