Estética do Sorriso

Share on facebook
Compartilhar
Share on whatsapp
Compartilhar

Temos apenas uma única oportunidade de marcar a vida das pessoas e um sorriso pode ser a melhor forma. Acreditamos que o sorriso é um estado de espírito. O corpo sorri naturalmente quando estamos bem, quando estamos em paz. O sorriso começa na alma! E se o corpo é o templo da alma, que os dois estejam em profunda sintonia. 

Comece agora mesmo a sorrir. A vida fará o mesmo por você.

A palavra “estética” é definida como o estudo racional do belo, quanto à possibilidade conceitual e diversidade de emoções e sentimentos que ele suscita em nós. 

 

Tendo em vista que a beleza não é absoluta, mas sim subjetiva, um entendimento dos princípios da percepção do belo pode ajudar o entendimento da estética. A percepção tem sido definida como o processo pelo qual padrões de estímulo ambiental são organizados e interpretados e pode ser influenciada por uma variedade de fatores físicos, fisiológicos, psicológicos, sociais e culturais.

A habilidade para reconhecer uma face bela é inata para a maioria das pessoas, mas transformá-la dentro de objetivos de tratamento definidos é desafiador. Através do conhecimento científico é possível a interpretação dos resultados clínicos de cada paciente. Entretanto, a compreensão dos princípios estéticos dento-faciais permite uma avaliação lógica dos fundamentos da beleza, os quais auxiliarão no desenvolvimento da sensibilidade estética permitindo o planejamento adequado para cada face e sorriso.

Proporção Áurea

O número de ouro é o representante matemático da perfeição na natureza. Ele é estudado desde a Antiguidade e muitas construções gregas e obras artísticas apresentam esse número como base.

Uma progressão divina ocorre quando uma distância é perfeita em relação à outra.

Essa espiral é formada por uma sequência de retângulos que seguem a série de Fibonacci. A proporção entre os números vizinhos na sequência de Fibonacci fica cada vez mais próxima do número de ouro, 1.618.

A Proporção Áurea é uma fórmula que pode ser utilizada também pelo Cirurgião-Dentista para criar o semelhante do semelhante. 

A Odontologia Estética  tem se responsabilizado em reestabelecer a harmonia facial, ao mesmo tempo em que trabalha a função mastigatória. Um dos principais componentes da estética facial e do sorriso é a Proporção Áurea com assimetria entre os dentes anteriores.

Esta progressão continua para a largura da boca, com a largura dos olhos no canto lateral e, finalmente com a largura da cabeça na altura das sobrancelhas.

“Um sorriso harmonioso faz toda diferença na nossa autoestima. Ilumina nossa alma e contagia quem está ao redor.”
— Henrique Moura

Abordagem multidisciplinar aplicada à reconstrução do sorriso

Clique na imagem e leia o artigo

A integração dos conhecimentos das diversas especialidades da odontologia e  domínio dos princípios estéticos faciais, gengivais e dentários tornaram-se imprescindíveis e básicos na prática da Odontologia Contemporânea para o correto diagnóstico, planejamento e execução dos tratamentos restauradores e reabilitadores. A evolução e o desenvolvimento científico dos materiais disponíveis e o aprimoramento das técnicas operatórias têm contribuído para a obtenção de resultados altamente significativos e favoráveis na busca da melhoria da auto-imagem.

O efeito que a aparência dento-facial pode ter em julgamentos pessoais e sociais é importante dada a mudança de ênfase no conceito de saúde, que tem sido definido como o estado completo de bem-estar físico, mental, social e não meramente a ausência de doença ou enfermidade. A avaliação da estética facial e sua relação com a comunicação e expressão da emoção, é parte importante no processo de planejamento do tratamento.

O poder da atratividade da face humana depende de todo o equilíbrio do conjunto.

Qualidade de vida, bem-estar, saúde e auto-estima começam com seu sorriso!

Quando falamos de transformação de um sorriso, nossa missão é alinhar a necessidade funcional com a superação do resultado estético de cada paciente.

Conheça nossa Metodologia de trabalho para confecção do novo sorriso em Cerâmicas Dentais:

 Análise Facial: Para que seu novo sorriso seja o mais natural possível, o nosso projeto do novo sorriso leva em conta seus desejos, sua personalidade e seus traços faciais. Por isso analisamos detalhadamente sua face, suas expressões, para que estas informações direcionem o projeto do futuro sorriso, feito sob medida para você.

 Os dentes se correlacionam com toda a face, portanto os dentes não são estruturas individuais desvinculadas do contexto facial.

A tecnologia de equipamentos que captam os algoritmos originais de cada dente, se alia ao trabalho artesanal para a construção de um novo sorriso, levando em consideração a harmonia entre face e lábios, garantindo um resultado extraordinário e sob medida, que é a tradução das necessidades e desejos de nossos pacientes. 

Analisar os traços faciais e labiais do paciente para a definição do design ideal dos dentes, tornando o sorriso uma verdadeira obra de arte.

É a união perfeita da saúde, função e estética que garantirá ao paciente o sorriso saudável.

Desenho Digital do Novo Sorriso: Baseado nos seus traços faciais, iremos fazer de forma digital em 3D, o projeto do seu novo sorriso que permitirá a você visualizar na consulta seguinte como ficará seu novo sorriso. Isso permitirá você descobrir, antes de executar o tratamento, se o novo sorriso que projetamos, faz sentido para você? Se suas expectativas foram correspondidas?

DSD – Digital Smile Design

Confecção Personalizada em Laboratório: Somos obcecados pelos detalhes e pela qualidade máxima, e unimos tecnologia de ponta à finalização artística e artesanal manual dos trabalhos cerâmicos, pois acreditamos na confecção personalizada de cada sorriso, pois além de serem únicos, o sorriso precisa ter a cara de quem irá exibi-lo.

O conceito de Odontologia Estética é muito amplo e engloba diversos procedimentos e especialidades da Odontologia. Seguindo o princípio de Saúde Bucal Plena, acreditamos que a estética do sorriso é consequência da saúde bucal e de todos os elementos que constituem o sistema estomatognático, incluindo o equilíbrio e harmonia dos ossos da face, alinhamento e distribuição correta dos dentes nos arcos dentários, a adequação da cor e formato dos dentes, a função respiratória adequada com equilíbrio da musculatura orofacial, que juntos compõem a beleza do sorriso

Novo Conceito: Odontologia Estética Integrada

A integração dos conhecimentos das diversas especialidades da Odontologia tornou-se indispensável para o correto diagnóstico, planejamento e execução dos tratamentos restauradores e reabilitadores. A evolução dos materiais disponíveis e o aprimoramento das técnicas operatórias têm contribuído para a obtenção de resultados altamente expressivos, e esses fatores são favoráveis na busca pela melhoria da autoimagem. Com a aplicação destes conceitos de integração na pratica diária, conseguimos satisfazer os anseios de nossos pacientes e oferecer tratamentos de melhor qualidade.

A busca por um sorriso mais atraente e jovial tem levado pacientes à procura pelo clareamento dental. Já as Restauração com Resinas compostas são utilizadas em pequenas reconstruções dentárias, devolvendo-lhe forma, função e cor originais. Outra opção para as restaurações dos dentes anteriores e/ou posteriores são as restaurações cerâmicas. Se possuem uma espessura superfina, são chamadas de Lentes de Contato. Com elas, podemos mudar o formato e tamanho dos dentes no sorriso, necessitando de um mínimo desgaste dental. As facetas cerâmicas possuem maior espessura e são indicadas quando necessitamos de maiores mudanças dentárias.

"O valor do sorriso harmônico só pode ser medido quando percebemos seu impacto sobre as pessoas que amamos ❤️" — OLIVIA AMARAL

As lentes de contato, as facetas de porcelana ou os fragmentos cerâmicos, são  recomendadas para restabelecer a função e estética perdidas, seja por problemas de apertamento, bruxismo,  formato inadequado dos dentes ou restaurações que necessitam de substituição.

Uma das grandes vantagens deste material é a resistência, que garante restaurações com longevidade e estética únicas. A porcelana é um material muito parecido, em propriedades e dureza, ao esmalte dental, tornando-se muito indicada para restabelecer a estrutura que foi perdida, garantindo maior resistência ao dente, recobrindo trincas e desgastes do esmalte, funcionando também como rejuvenescedor do sorriso.

O sorriso é uma das mais importantes expressões faciais na nossa vida social, essencial para expressar amizade e felicidade.

O que avaliar em um sorriso?

Os procedimentos estéticos são um componente cada vez mais importantes na Odontologia Contemporânea, tornando-se necessário um entendimento dos seus princípios, visto que cada elemento terá efeito estético em interação dinâmica com outros elementos. 

Essas ideias vêm ao encontro do conceito de beleza, a qual pode ser definida como um estado de harmonia, uma relação equilibrada entre estruturas esqueléticas, dentes e tecido mole. Sendo o escopo dos nossos tratamentos esse equilíbrio/ harmonia, após uma completa avaliação dos elementos faciais, o passo seguinte é a análise do sorriso. 

Dentro dos modernos princípios da Odontologia Estética, a exposição dental com os lábios em repouso é de fundamental importância para qualquer tratamento dentário. Com a mandíbula em repouso, os lábios entreabertos, os dentes levemente afastados, parte do terço incisal dos incisivos superiores devem estar visíveis, variando de 1mm a 5 mm, dependendo da altura dos lábios, da idade e do sexo do paciente. Um sorriso agradável e com características de jovialidade pode ser definido como aquele que expõe completamente os dentes superiores, podendo apresentar uma exposição gengival de 1mm a 3mm.

A avaliação da exposição dental com os lábios em repouso torna-se fundamental em todos os tratamentos restauradores /reabilitadores. 

Com o envelhecimento facial, os incisivos superiores podem ter sua exposição diminuída, como conseqüência da abrasão das bordas incisais e, mais freqüentemente, devido à redução no tônus da musculatura perioral, nas posições dos lábios superiores e inferiores.

O arco do sorriso é de vital importância da análise do sorriso, o qual pode ser definido como a relação de paralelismo entre a curvatura das bordas incisais dos incisivos e caninos superiores e a curvatura do lábio inferior no sorriso. Uma linha de sorriso reta ou reversa pode contribuir para uma aparência facial menos atrativa.

A estética do sorriso é formada por vários componentes. Dentre eles, a arquitetura gengival, a qual deve-se formar um contorno harmônico com os dentes.

Quando há alguma alteração nessa arquitetura levando ao sorriso gengival, torna-se essencial conhecer a causa para definir o plano de tratamento, pois existe uma variedade de fatores (Muscular, Gengival, Esquelético, Coroa dos dentes curtas, Lábios pequenos, entre outros) que podem provocar a exposição gengival excessiva. A cirurgia plástica gengival ou gengivoplastia, pode estar indicada para restabelecer a harmonia da gengiva e, assim, o equilíbrio do conjunto – dentes e gengiva, favorecendo a estética do sorriso.

O resultado ideal é quando dentes, gengivas e lábios se encontram equilibrados com a face. O resultado estético e funcional é planejado e visualizado desde o início do tratamento. Somente a integração das especialidades e a fidelidade a todo planejamento (protocolo de trabalho) possibilitam a harmonia no sorriso final. O equilíbrio é fator determinante na melhora do aspecto facial e, como consequência, na satisfação, conforto e mudança positiva da autoestima do paciente.

“Sorrir alegra a alma e a vida de quem nós recepcionamos
com um verdadeiro sorriso!”
  — Monalisa Silva Aragão

“Para mim, sorrir é a arte de transmitir sentimentos,
sem emitir uma palavr .” — Ana Valéria Martins

Entraremos em contato!