A saúde dos filhos é uma das principais preocupações dos pais, e a dos dentes não deve ser deixada de lado. Os cuidados odontológicos na primeira infância, fase de descobertas, adaptações, é o período no qual hábitos saudáveis devem ser semeados e incentivados.
Sabendo disso, confira 5 dicas para cuidar da saúde bucal do seu filho.
Frequente o consultório odontológico desde cedo
Quando os primeiros dentes nascerem, já é válido ir ao dentista para uma avaliação. Assim, pode garantir que está tudo bem. Normalmente, é recomendado que os pais voltem com a criança para o consultório odontológico a cada seis meses, para criar esse hábito e cuidado desde cedo.
Esteja presente na escovação
Enquanto a criança está escovando os dentes, é necessário a presença de um adulto para orientá-la, informando a quantidade certa de creme dental, quais os movimentos devem ser feitos para limpar os dentinhos, como utilizar o fio dental, entre outras dicas.
Compre os produtos adequados à idade para a higiene bucal
Peça indicação dos produtos que o seu filho pode usar para o odontologista. Dessa forma, é possível garantir que a escovação tenha plena eficiência.
As escovas devem ser adaptadas ao tamanho da boca dos pequenos, as cerdas devem ser macias para não danificar o esmalte dentário. Além disso, é preciso que a cabeça da escova seja pequena para que todos os lugares da boca sejam alcançados.
Deixe seu filho mais independente
A partir dos quatro anos, idade em que a criança já consegue segurar a escova de dentes sozinha, é importante dar um pouco de liberdade para que o seu filho crie independência na hora de cuidar dos dentinhos.
Entretanto, é necessário acompanhar de perto, a fim de auxiliar os pequenos durante a escovação, ressaltando a limpeza da língua, o uso do fio dental, entre outros.
Crie uma rotina
Por fim, quando o cuidado com os dentes é inserido na rotina da criança, fica mais fácil manter a saúde bucal. Por isso, se seu filho não tem o costume de escovar os dentes após cada refeição, utilizar o fio dental, entre outras cautelas, busque com ele ter esse hábito.
Gostou do conteúdo? Leia também: Qual a melhor época para se iniciar o tratamento das más oclusões?